Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chutney no ângulo, onde a coruja dorme!


GOL DE PLACA!!!! GOL OLIMPÍCO!!!! GOL DE TRIVELA!!!!

CHAMEM DO QUE QUISEREM! MAS QUE FOI UM GOLAÇO, ISSO FOI!

Minha gente,

Esse final semana fiz meu primeiro chutney sozinha! Seguindo as orientações dadas pelo professor Frigo, é lógico!

Aliás, vocês sabem o que é um chutney?

"é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia. Ingredientes comuns em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela.

Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.

Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão." FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chutney

Então meus amigos, resolvi fazer um de pêssego!

Primeiro refoguei a cebola repicada na manteiga, acrescentei gengibre repicado e depois coloquei o pêssego (em caldas), cortado em jardineira. Deixei refogar um pouco e acrescentei mais ou menos 100ml de vinagre, quando então adicionei 100g de açúcar mascavo, passas inteiras, cardamomo, aniz estrelado e um pedacinho de pimenta dedo de moça repicada.

Deixei cozinhar em fogo brando, bem devagar, e fui acrescentando água, pouca e aos poucos, até que o pêssego estivesse bem macio.

Depois é só servir com uma carne bem gostosa e voilá! Grande pedida, viu?

Estou tão animada que acho que vou fazer de morango e carambola essa semana mesmo!

Então, mereço ou não mereço entrar para o "bola cheia" do Fantástico, hein?

Beijos agridoces para todos!!!!


Um comentário:

  1. Aí Dona Maria, hehehehe, brincadeira... Estou adorando seu blog! Está muito gostoso de ler!
    Se continuar assim vou te contratar pra fazer um almoço lá em casa! rs.
    Bjão e continua assim empolgada e parece q está sendo um sucesso!
    Sander

    ResponderExcluir