Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mexido ou mixido?

Pois é...
Quem de nós mineiros não tem verdadeira loucura por esse moço aí?

Eu, particularmente, acredito que o mexido ou mixido tem várias acepções...

Mas o Aurélio diz o seguinte sobre mexido:
"adj. Misturado, agitado, revolvido. / Tocado, bulido. / Agitado, inquieto. / &151; S.m. Saracoteio, bamboleamento, rebolado. / Doce preparado com pão ralado, calda de açúcar, mel e casca de limão. / Bras. (MG) Farofa preparada com feijão, torresmo e verduras. / Bras. (RS) Feijão ou carne mexida na panela com farinha de mandioca."

Para mim pode-se dizer que mexido é quando se come, num final de noite de trabalho, ou até mesmo de balada, aquele arrozinho com feijão, linguiça, ovo frito, couve, farinha, etc.
Pode ser também aquele caso em que se abre a geladeira e fica horas procurando coisas (haja conta da Cemig!) que sobraram do almoço para fazer "aquele mixidão"... neste caso o mexido ganha "nomes importados"! Vocês sabiam?

Japonês: Sorobô diontem
Francês: Restô donté / Játiví

Portanto meus amigos, mexido ou mixido, este prato típico das nossas cozinhas e nossos corações, nada mais é do que várias pitadas de amor, carinho, atenção e uma boa dose de fome temperada de bom senso, todos esses ingredientes bem MIXIDOS na panela!

Mexi com vocês?

Um comentário:

  1. E pode ter certeza: Testado e aprovado na Europa!!!! ( o Jean adorou!) Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir