Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tá me chamando de Dona Maria, hein?!


Olha aqui!

Para aqueles que não me conhecem... e os que conhecem também!!!!

Vocês estão achando que virei "Dona Maria"????

Que o fato de ter largado a advocacia e ido me dedicar à culinária e gastronomia, me tornei apenas aquela que "pilota o fogão"?

Nananinanão!!!!

Vocês estão redondamente enganados!!!

Falando sério, gente.

A dedicação à gastronomia é igual à um curso de Direito, Engenharia ou Jornalismo! Exige estudo, muito estudo!
Ela está aí para ser entendida e não decorada! Ela exige, além do estudo e da dedicação, criatividade e feeling!
Quem deseja se dedicar à culinária deve buscar o aprendizado e a especialização, como quem segue carreira num curso superior "normal".

A culinária, nos dias atuais tem todo um glamour (que lhes digo que é falso), está em voga no país todo, quiçá fora dele então... mas as pessoas têm o erronêo conceito de que cozinhar é simplesmente pegar uma receita, seguí-la à risca e pronto.
Não é só isso!
Juro para vocês que, com as técnicas adequadas, a comida fica até mais gostosa, sabia?

Isso exige de nós um conhecimento constante, um interesse constante e prática, muita prática!

Hoje tive minha primeira prova prática no Senac. O tema foi bases de cozinha, especialmente Saucier... PÂNICO TOTAL! Faltei 2 aulas, lembram? Meus dois dias de rainha? Pois é...
O professor Alexandre Frigo pediu que fizesse um velouté com os ingredientes que estavam disponíveis na bancada...
Minha cabeça foi à mil! Eu só sabia na teoria, estudando sozinha, pois tinha perdido a aula sobre fundos...
Mas pensei rápido e me lembrei sobre as inúmeras vezes em que fizemos béchamel e demi-glace.
Pensei: - Se o velouté é um molho composto por roux e fundo claro e eu só tinha disponível na bancada salsão, então... fundo de legumes nele e roux claro!
Passado o nervosismo inicial, entre mortos e feridos salvaram-se todos... menos o meu dedinho que acabou queimado porque peguei na panela quente sem o pano de serviço!

Bom, fica aqui a lição de que não sou "Dona Maria"! Sou uma estudiosa da ciência e das artes culinárias!!!

E um viva para os estudos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário