Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bolinho de caneca? NÃO! Cupcake!

Olá meus queridos amigos gourmands!

Nossa promoção continua de vento em popa, hein! Já temos 15 concorrentes! Ainda dá tempo de vocês participarem!

Afinal, querem ou não querem ganhar um pão australiano?

Hoje fiz uma proesa! Fiz meu primeiro cupcake sozinha, sem a Tucha! risos

Fiquei encantada com aqueles que ela fez na casa dela, lembram? De tâmaras?

Assim, resolvi comprar a fôrma de aluminio e as de papel que nela se encaixam e tomei coragem de fazer sozinha!

Queria muiiiiiiito fazer a receita da Tucha, mas eu não tinha nem tâmaras e nem figo seco… então, peguei outra receita pela internet mesmo e resolvi arriscar!

A receita ERA(modificações em vermelho):

1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite (coloquei leite de côco no lugar, a mesma medida)
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Acrescentei, por minha conta e risco, chocolate granulado para dar um efeito “formigueiro”…

Em alguns deles, que não deram certo por causa da temperatura do forno que estava baixa demais, coloquei como recheio a minha geléia de damasco. Eles ficaram deliciosos, mas quando os tirei do forno, além de terem “murchado”, a geléia escorreu para o fundo da forminha… acho que devia tê-la colocado por cima, e não como recheio… VIVENDO E APRENDENDO!

Bom, na segunda fornada, que DEU CERTO, acrescentei um pouco de castanha do pará picada!

Modo de fazer:

Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite (de côco, no caso) e bata até ficar bem homogêneo. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno.

Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los.

Tcharammmmmmm! Ficaram lindos! Não tão bonitos como os que a gente vê por aí dessas mega confeiteiras, mas, para uma marinheira de 1ª viagem de bolinhos de caneca, OOOPSSSS!, cupcakes, achei o máximo!

Dêem uma olhadinha:

HPIM2835

 

Que tal, hein?

Beijos “bolinhos” a todos vocês!

4 comentários:

  1. Gente, q deliciia! Pra q fui ler a receita... Me deu fome agora!
    Sabia q esses dias atras, estava eu no Ponteio e me peguei perguntando se eles tinham forminhas de cupcake pra vc? rs Perguntei tanto na ToolBox qto na Tok&Stok. Queria fazer surpresa proce...
    Mas, pelo que vejo na foto, nem precisa!
    Beijo,
    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Aquelas "engrenagens" chamadas BREVIDADE seriam uma espécie de cupcake? ( Veja aqui: http://4.bp.blogspot.com/_zdKFoY-7TZ8/Snd_ec_ZgPI/AAAAAAAAARE/42NbJqJoMDM/s320/DSC01745.JPG)
    Rarará...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos amigos!
    Mil desculpas! Fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi pesquisar; muffin X cupcake.
    Essa foto que tirei pra mostrar pra vocês, na verdade é um MUFFIN. Por que? Porque ele não tinha, ainda cobertura! Taí a diferença entre os dois!
    O cupcake é mais fino, refinado e sempre possui um topping, cobertura. Já o muffin não, é um simples bolinho, muitas vezes recheado de frutas.
    Esse que eu fiz, coloquei a geléia de damasco por cima, daí sim virou um cupcake!
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida, e os cupcake estão ótimo...
    Palavra de que está comendo todos os dias!!!!
    Bjos para vc!
    Davi

    ResponderExcluir