Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pumpkin Pie – Torta de Abóbora

Meus queridos amigos gourmands,

Boa noite a todos!

Falei difícil aí no título, né?

Deixa eu contar o motivo…

Há alguns anos atrás (uns 11 mais ou menos), fui visitar uma amiga nos EUA e ela, muito gentil (gentil até demais! me aguentou 25 dias na casa dela, coitada!), fez um lanche para mim que eu nunca esqueci…

Ela me apresentou a tal da Pumpkin Pie, ou seja, torta de abóbora! A que eu comi lá era até industrializada, mas o sabor ficou na minha memória por todos esses anos!

A Vera, minha mana americana, comprou duas! O sabor estava tão bom que uma delas, sem saber, acabei comendo crua, sem assar! risos! Não lembro se passei mal…

Bom, aproveitando a visita ao Verde Mar, comprei uma abóbora de pescoço MARAVILHOSA! Enorme! Com pouco mais de 1 kg o pedaço!

Hoje no almoço fiz um purê básico com ela, acrescentando manteiga e noz moscada.

E o que fazer com o resto… quase 600 gramas…

Resolvi calçar a cara com coragem e fazer a torta!

Um pequeno detalhe… a titia aqui não tem fôrma de fundo removível… então, me perdoem a falha, mas entre mortos e feridos salvaram-se todos! ACABOU DANDO CERTO ASSIM MESMO! Olhem só:

HPIM2918  HPIM2921

Não ficou uma belezura? E tá gostosa pra chuchu!

Fiz assim ó:

1 pacote de biscoito maisena triturado

5 colheres de sopa de manteiga derretida

Misturar os dois e fazer uma farofinha. Apertar essa farofinha no fundo da fôrma.

1 lata de leite condensado light

500 gramas de abóbora cozida

3 gemas de ovo

1/2 colher de chá de noz moscada

1 colher de sobremesa de canela em pó

5 ml de essência de baunilha

Bater tudo no liquidificador. Despejar sobre a massa. Assar em forno médio-alto por 40 minutos. Servir gelada.

Gentemmmmmmmmm! O cheiro que fica pela casa enquanto está assando é de sair flutuando igual àquele cachorrinho daquele desenho animado (antigo! do meu tempo!), que ele ganhava um biscoito e ficava pairando no ar…

Bom! Venci mais uma barreira! Mesmo sem a fôrma! Risos

Kisses for all of you, guys! And a special one to Vera, my dear friend!

5 comentários:

  1. Renata,querida,parabeeeeeeeeeeeeeeees!!!!!!!!!!!!
    Adorei esse quitude aborante que me remontou às lembranças de outrora,que na saudade deliciosa de
    sentir,consegui desfrutar seu sabor.
    Aproveito o ensejo,para agradecer-lhe seu presente saboroso.
    Com açucar e afeto,
    Marilene

    ResponderExcluir
  2. Moça ! Então valeu esperar ...esperar....
    Saiu coisa boa!
    Mais um item para amigos lhe dar de presente:
    forma de fundo removível - moedor de pimentas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Huuuuuummmmm... Essa deu vontade mesmo!!!!
    Parabéns Renata!
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  4. Deve ter ficado "o bicho".
    Mas, muito metido que sou, quero dar-lhe uma dica: NÃO compre forma de fundo removível. Além de nojentas e difíceis de lavar, são muito feias.
    Experimente, em vez disso, comprar formas de porcelana de diversos tamanhos, com as bordas frisadas, como as de quiche (Veja esta foto: http://revistaestilo.abril.com.br/imagem/viver-e-morar/receba-com-estilo/088_quiche-de-legumes.jpg).
    Nem é preciso untar. Basta deixar o que se assou nela esfriar um pouco, antes de desenformar.
    A diferença de tempo de resfriamento faz o conteúdo "encolher" e soltar da forma.
    É minha predileta para um monte de coisa e tenho de vários tamanhos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Delícia!
    Tive que comer com os dedos....risos...ganhei um pedaço mas não tinha garfo ou colher....
    Parabéns mais uma vez.
    Abraços

    ResponderExcluir