Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um pouco de história. Comida dos deuses.



Queridos comensais que me seguem,

Buenas noches!

Já contei para vocês que, antes de me tornar advogada, quase fiz curso de História? Pois é... a paixão pela leitura, pelo "passado" era tanta que passei no vestibular de 2 faculdades, mas acabei optando pelo Direito...

Bom, mas não estamos aqui para falar do meu passado e sim de um pouco de História... não Históooooria propriamente dita, mas de Mitologia...
Vocês já ouviram falar na "Comida dos Deuses"?

O Wikipédia explica com propriedade:
"Ambrosia (em grego: ἀμβροσία), o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vetado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.

É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variaveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente explodirão em chamas."

Pois é! Hoje a Mirtes me ensinou a fazer Ambrosia, a comida dos deuses do Olimpo!
E é divinal mesmo...

Usamos:
2 litros de leite
2 xícaras de açúcar
casca de 1 limão
4 ovos

Fizemos:
Fervemos o leite com o açúcar e as cascas de limão até reduzir à metade. Enquanto isso, bati as claras em neve e acrescentei as gemas e bati mais um pouco.
Feito isso, acrescentei ao leite reduzido, agora em fogo baixo, e deixei aquela "nuvem" por cima do leite. Não pode mexer, viu gente? Durante 5 minutos apenas soltei a nuvem de ovos das beiradas da panela para que o ar pudesse entrar em contato com o leite. Após esse tempo, com o auxílio de uma escumadeira, cortei a nuvem em quatro pedaços e os virei delicadamente, e deixei cozinhar mais 5 minutos. Depois desliguei, cortei em mais alguns pedaços e... voilá!

Espero que gostem de Mitologia! Os deuses agradecem a oferenda!

Beijos aos Apolos e às Afrodites!

8 comentários:

  1. Adorei!
    Além do mais os seus pães de queijo estão fazendo sucesso. Vamos lá garota! é seu caminho. Beijos com admiração. Tucha

    ResponderExcluir
  2. Pou mana, falei que quemei 600 calorias e vc me mostra uma coisa dessas!

    ResponderExcluir
  3. Renata,

    Tenho lido todas as suas receitas e quase sinto o cheiro dos pães....hoje fiquei com água na boca!!!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm... Deu vontade esse doce dos Deuses...
    Beijos, Graciele

    ResponderExcluir
  5. Renata,
    Aquele pão de queijo com ervas que você faz é "O PÃO DE QUEIJO". Eu havia guardado no congelador para assar no momento em que pudesse comer com calma. Hoje, com este friozinho, preparei um café do jeito que eu gosto e saboreei o pão de queijo(aliás, vários).Huuuuuuuuum ! Que delícia!
    Obrigada.
    Bjim
    Bartira

    ResponderExcluir
  6. Oi,Rê

    Eu que já adorava ambrosia,fiquei feliz com as informções,pois me deram motivos a mais para devorá-la ,sem culpa,sempre que houver oportunidade.
    Aproveitei a minha tranquilidade dominical para reler antigas postagens.Fico encantada com sua escrita.Uma delícia no estilo e sempre bem humorado.Estou colecionando algumas receitas no meu caderninho,principalmente para usar no Rio,que é onde costumo cozinhar.Depois peço consultoria se não acertar.beijos,
    MT

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Parabéns pela iniciativa também sou estudante de Gastronomia e seu blog esta me ajudando muito no trabalho de eventos...vc tem mais material sobre a comida dos deuses ou refrncia???

    grato!!!

    Edilberto Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilberto!
      Espero que aprecie o passeio por aqui!
      Olha, nossa professora de História da Gastronomia, quando lecionou acerca de comida dos deuses, nos deu como referência este livro: História da Alimentação (org.) Massimo Montanari.
      Espero que possa te ajudar!
      Abraços

      Excluir