Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

domingo, 16 de maio de 2010

Banana menina, tem vitamina, banana engorda e faz crescer!



Salut, mis amis!
Bonsoir!

A estrela da noite hoje é a banana!
E já explico o porquê...
Meu pai Tunico chegou da roça essa semana e me trouxe um verdadeiro "presente de Grego"... no bom sentido, é claro!
Ganhei tanta banana que dei algumas de presente e mesmo assim ainda restaram muiiiitas!
O que fazer com tanta? (acho que sobraram umas 30...)

Resolvi, num primeiro momento, fazer um pão de banana! Na máquina, como de costume!

Eis a receita:

1 xícara de banana amassada
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
4 colheres de sopa de óleo
50 ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de canela em pó

Meus amigos, vou lhes ser muito sincera... aconteceu um imprevisto... o fermento estava vencido em uma semana... mas mesmo assim resolvi usar porque a aflição das bananas era muita!
Então, terminado o ciclo da máquina, ao retirar o pão, percebi que ele ainda precisava de ser assado mais um pouquinho.
Coloquei-o na assadeira, liguei o forno convencional e deixei mais uns 20 minutos!
O danadinho assou direitinho!
E ficou bárbaro!

Minhas impressões sobre o caso:
1º - não acredito que seja um pão propriamente dito... acho que pode ser um bolo... então vamos de chamá-lo de "Pão/Bolo de Banana", que tal?
2º - ele não precisa da máquina para ser feito! os ingredientes podem ser misturados à mão facilmente (a massa não tem "peso", dificuldade, não precisa ser sovada), e colocado numa forma de bolo de inglês no forno convencional, tomando o cuidado de verificar se está assado com um palito.
3º - como estou aqui para aprender com os erros, quis ser sincera e contar o que realmente aconteceu, afinal, isto pode acontecer com qualquer um de nós, não é mesmo?

Então, lição aprendida!
Erro sanado, bolo papado! Delíiiiiiicia!

Beijos bananosos a todos!

PS: Ah! Ainda tem banana... vou ver se faço um bolo de banana com goiabada... se deu certo eu conto, ok?

2 comentários:

  1. Adoooorroo as receitas e principalmente os comentários!! Fica sabendo q sempre q possível to aki lendo viu Rê?! Muitas saudades....só fiquei chateada q nunca fui chamada pra nenhuma dessas experiências gourmet. Qualquer dia a gente maca uma aki em ksa ok?!
    BJOOOO

    ResponderExcluir
  2. Renata, quando as bananeiras do meu quintal resolvem produzir, é tudo ao mesmo tempo. Sei bem o que é se deparar com tanta banana, que mesmo dando um monte para os vigias da Escola, ainda sobra tanta que se tem que inventar coisas.
    Vou lhe passar o link de uma receitinha pra lá de fácil e que, além de gostosa, usa muita banana, podendo ser guardada para consumir com calma:
    http://cozinhandocomdavid.blogspot.com/2009/11/torta-de-bananas-david.html
    Outra dica que meio que descobri, e meio que inventei, é que, se você descascar as bananas e enrolá-las em filme plástico, pode CONGELAR! Não é uma maravilha? Com isso, ganha-se tempo para fazer outras receitas em outra ocasião, ou se pode consumir as bananas congeladas, batidas diretamente com leite e aveia.
    Beijo.

    ResponderExcluir