Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NEGÃO DE RESPEITO!



Queridos amigos comensais,

Passado o susto com os ovos, veio a bonança!

Mangia che ti fa bene!!!!

Aprendemos a fazer massa!!!

E como foi prazeroso trabalhar com a farinha! Eu fazia questão de ficar com a cara suja de farinha!
Vocês podem achar doideira minha, mas gostei mais de trabalhar com a farinha fazendo "pasta" do que na "conflitaria", mesmo a farinha sendo a mesma! risos
Fazer massa é muito gostoso! Tá explicado porque a Vavá Savassi ganha a vida, literalmente, com a mão na massa!

Bom, a massa base que aprendemos é:
1 ovo para cada 100g de farinha. Fazer aquele círculo com a farinha, colocar os ovos dentro e ir misturando, até chegar o ponto de trabalhar bem a massa com a "almofadinha" da mão.

Com essa massa base podemos aromatizar e saborizar a massa. E foi o que fizemos hoje!
Fizemos uma com açafrão, uma com tinta de lula, uma com espinafre, uma com beterraba, uma com alho e majericão fresco inteiro e outra com pimenta calabresa e raspas de limão.

Gente! Foram sabores inesquecíveis! Com essas massas fizemos lasanha, nhoque, ravioli, talharim, etc.

Mas o especial, não só na cor, foi o "Mussum dos Mares"! Foi o talharim com tinta de lula e molho de tomates com camarão! O gosto da pasta sozinha, sem o molho, é maravilhoso! É um sabor super marcante! Vale a pena experimentar!

Olha, falo para vocês que, se minha cozinha não fosse minúscula, e a máquina ou cilindro de abrir massa fosse tão caro, eu juro que eu começava uma produção caseira, viu?

Buon appetito!


PS: fonte da foto http://claudia.abril.com.br/receitas/3911/?pagina2

2 comentários:

  1. Rsrsrs... gostei do italiano macarrônico (como dizia o Ivan, enquanto morava na Itália!) Vc está quase lá: "mangia che ti fa bene"... não tem "j" (i lunga) na língua dos antepassados... Eu sei: vou ser chata assim lá na casa de alguém... KKKKK...

    ResponderExcluir