Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Panna Cotta da Cidinha, com alterações

E olha eu aqui de novo!

Não! Não fiquei 5 dias direto na cozinha, sem 1 hora de intervalo…

É só a tentativa de colocar as idéias em dia, aproveitando que o Tião (esse PC que vos “fala”), voltou do CTI pela segunda vez!

Ano passado a querida professora do Senac, Cidinha Lamounier (sabe muito! até faz bricadeira com liquidificador ao vivo na TV Globo!), me passou uma receita de Panacota (em português), que eu acabei fazendo para levar no Natal na casa da sogra.

Desde então já fiz umas quatro versões!

O nosso querido site Wikipédia nos diz que:

A panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.

As minhas variações foram mais da calda do que da composição propriamente dita… em apenas uma delas coloquei sementes de cardamomo para ferver junto com o creme de leite…

Ingredientes:

1 litro de creme de leite fresco

120g de açúcar

150ml de leite

30ml de essência de baunilha

20g de gelatina incolor em folhas

Geléia de frutas vermelhas ou da sua preferência

Modo de fazer:

Hidrate as folhas de gelatina conforme as orientações da embalagem (não se assustem com o preço da gelatina em folha… é cara mesmo…).

Colocar em uma panela o creme de leite fresco, o açúcar, o leite e a essência de baunilha. Deixar ferver, em fogo baixo, até cozinhar. Retirar do fogo e reservar.

Esprema a gelatina hidratada e coloque na mistura que tirou do fogo e bata com batedor manual de arame até dissolvê-la por completo.

Despejar em taças individuais ou numa forma de bolo inglês salpicada com água.

Deixar esfriar e levar à geladeira por 4 horas, no mínimo.

Depois é só desenformar e servir com uma geléia de frutas diluída numa calda rala, ou diluída com algum licor, o que for de sua preferência!

Já fiz com: calda de geléia de jabuticaba, calda de geléia de casca de laranja com licor de laranja, com acerola em calda feita por mim…

Eis as provas:

18122010563

25122010584

A com a calda de compota de acerola não deu tempo de tirar foto… fiz para o chá de bebê da Magrela e não sobrou uma viva alma da bichinha pra tirar foto… Não é mesmo, Penha? risos

Baci per tutti!

Um comentário:

  1. Ontem fui a casa de uns amigos para fazer pao de queijo,e me pediram sugestoes de sobremesa italiana...falei exatamente da panna cotta e do tiramisu!!!
    Saudades bella!!!
    Bacione!!!

    ResponderExcluir