Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

terça-feira, 15 de março de 2011

Creme de Tapioca com coco e five spices

Minha gente amada…

Descobri como fazer um doce ficar picante sem usar pimenta!

Quer dizer… usar até usei, mas não veladamente…

A pimenta estava escondida no Five Spices! Mistura chinesa em pó, com toque marcante de anis-estrelado. Leva ainda pimenta Szechuan, erva-doce, cravo e canela (comprei no Verdemar).

Na verdade essa mistura não fazia parte da receita inicialmente… como minha vida é mudar receitas, lá fui eu inventar…

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho a estranha mania de pegar receitas em embalagens de produtos, tipo: caixa de amido de milho, de creme de leite, de macarrão, etc..

Dessa vez a eleita foi a empresa União, que além de açúcar, também faz força! risos

Havia guardado uma receita que estava no saco de açúcar refinado: Creme de Tapioca com Coco.

Vou passar para vocês o modo como eu fiz, ok?

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de tapioca

3 1/2 xícaras de chá de leite

1 pau de canela

1 xícara de chá de açúcar

2 gemas peneiradas

1 lata de creme de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

1 pacote de coco ralado adoçado e umidecido

2 colheres de chá de five spices

Modo de fazer:

Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras de leite, por 2 horas na geladeira. Após, acrescente o leite restante e a canela. Leve ao fogo até ferver, mexendo sempre (cuidado que a tapioca agarra no fundo). Junte o açúcar e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.

Fora do fogo, junte o creme de leite, a baunilha, o coco e a five spices. Misture bem. Coloque num refratário e leve à geladeira.

Sirva com canela polvilhada por cima ou igual à receita original (polvilhando açúcar por cima e caramelizando com maçarico). Como eu não tenho maçarico (o que é uma benção, uma vez que sou uma piromaníaca em potencial – já coloquei fogo no meu apartamento quando pequena – risos), usei somente a canela para polvilhar.

Olha a foto do bichinho:

creme de tapioca

 

Bom, Davi teve que experimentar 4 vezes…

Ele fica cremoso, com o gostinho da baunilha e da canela e um “retrogosto” picante, apimentado no fundinho, muito bom!

Beijos cremosos a todos!

4 comentários:

  1. Experimentar 4 vezes? Ele tá ficando profissional nisso, hein? rsrs (inveja branca) Daqui a pouco larga a medicina...rs Rê, que bom que vc tá mandando os posts depois do almoço! Pq suas receitas e as fotos dela são uma verdadeira TENTAÇÃO!!! rs Beijão, Flávio

    ResponderExcluir
  2. Tá parecendo muito gostoso mesmo mas desculpe a ignorância:
    o que é "five spices" em culinária?
    Bjim

    Bartira

    ResponderExcluir
  3. ÚLTIMA FORMA !
    Desculpe a distração também. Estava muito apressada mas agora voltei ao início da receita e descobri o que é "five spices".
    Vergonha,Hi,Hi,Hi.

    Bartira

    ResponderExcluir
  4. É uma mistura chinesa em pó, com toque marcante de anis-estrelado. Leva ainda pimenta Szechuan, erva-doce, cravo e canela (comprei no Verdemar).
    Eles, o Verdemar, já vende tudo moidinho, numa embalagem bem fechadinha.

    ResponderExcluir