Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

domingo, 26 de setembro de 2010

Para quem tem a “patinha” machucada…

Buenos dias, comensais do meu coração!

Tudo bem por aí do outro lado da telinha?

Olha só… há meses que venho ensaiando uma novidade para mostrar para vocês…

Todos sabem da minha ligação estreita com pão, né? Pois é…

Sabem também que tenho o costume de usar a MFP porque os anos de falta de ergonomia afetaram minha “patinha” direita, que ficou sem força, né?

Pois é! Meus problemas acabaram! Chegou o novo “Pão Tabajara”, que não precisa do uso da força!

Sério! Vocês já ouviram falar em no-knead bread? A tradução literal é: pão sem sova!

Bom, eu o conheci assitindo uma reportagem do The Minimalist no site do UOL.

Fiquei enlouquecida para fazer um igual! Então, mãos à obra!

Mandei um e-mail para a Fá (querida amiga de mamis, e minha também), que mora nos EUA, e pedi a ela se podia comprar pra mim uma panela, na Amazon, Dutch Oven!

41VunfeEz8L._SS400_

E ela comprou, e as meninas, a Paula e a Jô, trouxeram pra mim quando estiveram no Brasil, em julho! PARÊNTESES! Obrigada Fá, Jô e Paula pelo grande favor e amizade!

Assim, muiiiiiiiiiitos dias depois resolvi tentar fazer o pão sem sovar!

O que se usa:

- 400 gramas (3 xícaras (chá)) de farinha de trigo;
- 8 gramas (1 1/4 colher (chá)) de sal;
- 1 grama (1/4 colher (chá)) de fermento biológico seco;
- 330 – 350 ml (1 1/2 xícara (chá)) de água fria.
- farinha de trigo extra para polvilhar.

- 1 panela que possa ser levada ao forno. Sério, gente! O pão é assado dentro da panela!

Ela deve ter a capacidade de reter o calor do forno e não derreter lá dentro. Usem uma panela de barro, ou panela de ferro, ou de vidro, ou, se você tiver dinheiro (não é o meu caso!), use a Le Creuset.

Por quê da panela? Aí vai a explicação do meu amigo Luis Mendonça do Grupo Máquina de Pão:

Quanto ao Dutch Oven, a principal vantagem é permitir que a atmosfera onde a massa é assada fique com uma umidade elevada por conta da tampa, e aí o que está assando não seca. Com isso, o pão não forma uma casca "seca" e dura logo no começo e a massa no interior pode crescer cheia de força que a superfície, ainda úmida pela atmosfera de vapor, seja macia e permita o crescimento total do pão. Isso nos dá um pão com células grandes, abertas, uma massa de alta leveza e beleza também.”

Como fazer:

Misture os ingredientes secos em uma tigela. Adicione a água e mexa com uma colher ou espátula por uns 30 segundos a 1 minuto. Você terá uma massa mole e grudenta. Não se assuste!

Cubra a vasilha com filme plástico e deixe em algum lugar à temperatura ambiente, por 12 à 18 horas (eu coloquei dentro da minha outra geladeira que está desliagada! risos). O ponto da massa é quando ela estiver toda furadinha. Despeje a massa sobre uma mesa bem enfarinhada. Passe um pouco de farinha nas mãos e dobre a massa no meio, duas vezes, como se fosse um envelope. Cubra com o filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Passado esse tempo, repita o procedimento, formando uma bola com a massa. Coloque essa bola sobre um pano de prato polvilhado com farinha de trigo integral ou fubá, para facilitar na hora de levar massa à panela, durante 1 a 2 horas, até a massa dobrar de volume.

Meia hora antes, ligue seu forno à 250 graus, deixando sua panela lá dentro, com tampa e tudo, para aquecer bem! Esse é o segredo.

Transfira a bola de massa, com a ajuda do pano de prato (é só deixar ela rolar), para a panela. Tampe a panela e coloque-a novamente no forno.

Asse o pão por cerca de 35 minutos. Passado este tempo, destampe a panela e deixe assando por mais 15 minutos, até o pão ficar bem dourado. Retire a panela do forno e retire o pão de dentro da panela. Coloque-o para esfriar em uma grade.

O resultado?

HPIM3013 HPIM3023

Fica um pão bem rústico, com a casca bem parecida com pão italiano, com as tramas bem abertas e um sabor maravilhoso!

Aqui em casa nós comemos com azeite e molho pesto, acompanhado de um vinho Bourdeaux!

Assim, deixo um beijo especial para as Margaridas Fiuzas!

Ah! E também para o Luís Mendonça e a Cris do From our home to yours, que me ajudaram tanto!

Beijos a todos vocês!

8 comentários:

  1. Nossa, Renata! Idéia ótima! Eu não tenho a máquina de fazer pão (caríssima)mas queria começar a fazer o nosso pão! Agora já posso tentar! Vi o vídeo também, muito bom!!!! Valeu a idéia! Beijos mil!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei que delicia, mas que demora para se fazer...bjs

    ResponderExcluir
  3. Renata, beijo.
    Dois palpites:
    1- Você já experimentou fazer massas no PROCESSADOR? Melhor que na batedeira, na minha opinião. Só uso o meu MOULINEX (francês) e nunca mais sovei massa!
    2- Sabe aquelas chapas de ferro fundido de fazer bife, que se compra no Mercado Central? Estou doido para saber se existe uma panela funda, com tampa, dos mesmos fabricantes, de Divinópolis. Sempre que vou aí, me esqueço de procurar. Acredito que ela funcione com a sua técnica, não?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    Para aqueles que estão em dúvida sobre a panela, aqui vai uma dica:

    http://www.apaneladeferro.com.br/produto-43-cacarola_alca_de_ferro_tampa_de_ferro_4_litros

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Re querida
    Adorei saber que a panela faz isso tudo hehehe
    Agora vout er que comprar uma pra mim.
    Tentei postar no seu blog umas 3 vezes e nao deu certo. so dava unavailable...

    Um beijinho e vou mandar pra Paula e pra Jo
    Saudades
    Fa

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata, este pão vicia... adorei sua panela! Foi um prazer ajudá-la, afinal faço este pão há 3 anos :-) Olha a carinha dele aqui Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata, adorei a receita. Comprei minha panela nesse site que voce indicou www.apaneladeferro.com.br e chegou rapidinho e a panela é maravilhosa, agora não aguento meu marido e as crianças pedindo pra eu fazer esse pão quase todo dia rsrsrs. bjos e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Andrea!
    Esse pão é mesmo especial e a panela é linda mesmo!
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir