Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Wok, não é que funciona!


Meus amigos saborosos,

Como vocês já perceberam sou um pouco medrosa de experimentar coisas novas... fico um tempo "digerindo" a idéia até que a coragem bate e resolvo entrar de sola!

No Natal do ano passado ganhei da minha tia Bolha, uma wok. Sempre tive vontade de ter uma wok! Mas a coitada da panelinha ficou guardadinha no meu armário esse tempo todo... Ontem olhei pra ela e resolvi lhe dar uma chance... resolvi usá-la pela 1ª vez! Fiz o meu querido franguinho com curry, desta vez com variações!

Cortei 400g de filezinho de frango em iscas e deixei marinando no vinho branco, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica picante, cebola e alho picadinhos e sálvia desidratada.
Coloquei um fiozinho de azeite na work e refoguei as iscas de frango. Quando estas já estavam ficando coradinhas acrescentei o caldo da marinada, e mais 1 colher de chá de curry em pó. Refoguei mais um pouco e juntei azeitonas e cogumelos picados e um vidrinho de leite de côco. Tampei e deixei cozinhar, mexendo de vez em quando, durante uns 10 minutos, até o frango ficar macio.

Se achar que o caldo não está grossinho o suficiente, acrescente uma colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de água e deixe engrossar um pouco. Depois desliguei o fogo e coloquei 2 colheres de chá de gergelim preto e outras 2 de gergelim branco e salsinha repicada a gosto.

Beijos temperados a todos!

Ficou assim:

4 comentários:

  1. Wok é minha panela predileta. Tenho duas, de tamanhos diferentes, ambas de folha de aço.
    Um dos macetes é nunca lavá-la muito bem. Apenas tirar o excesso de comida e limpar com uma toalha de papel. À medida que vai ficando velha, vai adquirindo um "antiaderente" natural.
    Só não a uso mais, porque o povo à minha volta não é muito fã de comidas de inspiração oriental.
    Ainda assim, funciona muito bem até mesmo para cozimentos a vapor.
    Vou lhe mandar um livro de culinária chinesa, ok?
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sérgio!
      Pois é! Como disse pra minha sogra, sempre tive vontade de ter uma!
      Agora te conto que foi um sufoco a pesquisa que fiz na internet para saber como usá-la pela primeira vez!
      Tomara que eu tenha tomado as precauções necessárias! risos
      É comum ela "dar uma manchada", né?
      Livro de culinária oriental? EBA!!!! Vou adorar!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Renata , gosto muito de carne de frango.Com estes temperos que você colocou, huuuum!
    Eu não conhecia a tal de panela Wok.
    Bjim
    Bartira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa panela é uma beleza! Sempre tive vontade de ter uma e ganhei ano passado, mas como ela tem umas peculiaridades pra usar acabei adiando a "inauguração"!

      Excluir