Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vixe! soa quase…

Meus queridos comensais,

Boa noite a todos! Em especial ao meu querido primo carioca, Marmico, minha inspiração da vez!

Há alguns meses atrás ele me mandou um e-mail satirizando o meu interesse no alho-poró.

Ele, como bom cozinheiro, advogado e falastrão (que adoro de montão), me deu a dica de fazer uma Vichyssoise.

Segundo meu querido Wikipédia:

Vichyssoise is a thick soup made of puréed leeks, onions, potatoes, cream, and chicken stock. It is traditionally served cold, but can also be eaten hot.”

Ou seja: é uma sopa espessa, feita de alho-poró em puré, cebola, batata, creme de leite eo caldo de galinha. É tradicionalmente servida fria, mas também pode ser comido quente.

Ele mandou a receita dele e o modo de fazer. Eu, como vocês já conhecem, acabei por pesquisar e pedir opiniões de profissionais mais experientes do que eu… Não é Chef Cris Leite? Ainda vou fazer as suas!!!!

Vou colocar aqui a receita do Marmico e acrescentar, em vermelho, os meus toques, ok?

“Doure em um pouco de manteiga 1 alho porró grande em rodelas (a parte branca).
Manteiga!!! Margarina, jamais!!!
A seguir junte-se-lhe 3 a 4 (usei 5) batatas inglesas cruas cortadas em rodelas finas (cortei tão fininha que dava para ver do outro lado. Fiquei pensando o motivo… LÓGICO, SUA ANTA! Assim ela cozinha mais rápido!).
Uma vez dourada a batata e o alho, apure o sal e um pouco de pimenta do reino (coloquei um pouco daquele meu tempero caseiro), adicionando 1 litro e meio de água fervente e 1 cubo de Knorr de galinha, reduzindo o fogo,
tampando parcialmente a panela e deixando cozer por volta de 20 a 25 minutos (até que a batata desmanche-se). Deixe esfriar (não deixei esfriar não!).
Uma vez frio, bater no liquidificador (usei o mixer na própria panela!), despejando numa tigela funda de pyrex.
Já na tigela, com o auxílio de um fouet misture creme de leite fresco  (cerca de 1 xícara), (o de lata também fica
bom, mas sem o soro).
Ponha a gelar na geladeira (NÃO COLOQUEI NA GELADEIRA! USEI MEU LIVRE ARBÍTRIO PARA SERVIR QUENTE!) (não existe outro lugar para isso).
Servir como entrada (servi como refeição noturna! risos) gelada (QUENTE!) em cumbucas ou em chícaras daquelas de duas asas.”

Servi em prato fundo bunitim, acompanhado de fatias de pão de ervas e salsinha repicada.

Resultado? Olha só:

18112010505 18112010508

Esse foi um jantarzinho especial que resolvi fazer pro marido… desejando boa viagem e boa sorte na prova!

Bisous à vous tous et surtout à mon mari!

PS: acho que ele gostou… repetiu 2 vezes…

3 comentários:

  1. Hummmm... Tá com cara de que ficou cremosa e gostosa... Vou passar a ver o seu blog sempre quando acabar de comer. Pois eu fecho a página, levanto e vou pra geladeira!!! Beijo, Flávio.

    ResponderExcluir
  2. Hummm... Delícia, não?
    Eu gosto tanto de alho-poró, uso tanto, que meus amigos me gozam, me chamando "alho-poró man".
    É que aqui no sul eles são tão grandes, bonitos e saborosos que não resisto e "enfiá-los" em tudo que eu imagine.
    Em preparações como vichyssoise, em que o liquidificador ou processador trabalharão, eu prefiro usar a parte verde do alho-poró, coando, se necessário.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola, Rê!

    E olha só! O Marmico ajudando na cozinha!!! Legal.

    Bjos.

    ResponderExcluir