Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dê-me um limão e eu faço uma limonada!

Meus queridos amigos do garfo,

Como vão vocês? Aproveitando o feriado?

Eu, além de fazer minhas encomendas de pão, PDQ e muffin/cupcake, resolvi aproveitar o que tinha na geladeira…

Semana passada o Sérgio, amigo do Davi, esteve aqui em casa para estudar e nos trouxe de presente uma sacola cheia de jaboticabas… Agradeci, meio sem graça, mas lavei algumas e deixei os meninos comendo enquanto estudavam…

O motivo do sem graça? Já comi TANTA das pretinhas quando pequena que hoje não aguento nem ver! Mas só a fruta! Amo a geléia e o licor!

Quando éramos crianças, na casa da N. S. do Carmo, onde moravam as salgadeiras tia Lili, vovó Patucha e bisavó Elvira, tinha um pé de jabotibaca ENORME, onde nós, netos e bisnetos, passávamos o dia inteiro comendo as frutinhas… a comilança foi tanta que enjoei…

Mas, como acho um horror desperdiçar as coisas, e Sérgio nos deu com tanto carinho, resolvi tentar fazer geléia (o que já tinham me dito que é um trabalho só fazer…)

DSCN8671

Bom, lavei e higienizei todas. Depois parti ao meio uma por uma e coloquei numa panela. Cobri de água. Deixei cozinhar em fogo médio até a casca ficar macia e o “caldo” um pouco grossinho. Depois passei tudo por uma peneira e,  o caldo medi quantos mls deram. Usei a mesma medida de açúcar cristal. Coloquei tudo de volta na panela, acrescentei suco de meio limão, dois cardamomos e deixei cozinhar em fogo baixo por uns 30 minutos. Ele, à princípio, fica “ralo” mesmo, mas quando esfria, já dentro do vidro, ele adquire a consistência certa.

Quer ver?

DSCN8681 DSCN8677

Puxa… quebrei mais uma barreira!

Beijos lambusados a todos e, mais uma vez, obrigada Sérgio por me fazer relembrar da minha infância!

2 comentários:

  1. "Das muitas coisas do meu tempo de crianca ,guardo vivo na lembranca(...)."
    E muito bom relembrar nossa infancia!Prncipalmente quando temos Historia boa pra contar!!!

    Adoro tudo que e feito com esta fruta!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delíciaaaaaaaaaaaa!
    Guarda um pouquinho para as amigas!
    Beijos

    ResponderExcluir