Meus queridos amigos do garfo,
Como vão vocês? Aproveitando o feriado?
Eu, além de fazer minhas encomendas de pão, PDQ e muffin/cupcake, resolvi aproveitar o que tinha na geladeira…
Semana passada o Sérgio, amigo do Davi, esteve aqui em casa para estudar e nos trouxe de presente uma sacola cheia de jaboticabas… Agradeci, meio sem graça, mas lavei algumas e deixei os meninos comendo enquanto estudavam…
O motivo do sem graça? Já comi TANTA das pretinhas quando pequena que hoje não aguento nem ver! Mas só a fruta! Amo a geléia e o licor!
Quando éramos crianças, na casa da N. S. do Carmo, onde moravam as salgadeiras tia Lili, vovó Patucha e bisavó Elvira, tinha um pé de jabotibaca ENORME, onde nós, netos e bisnetos, passávamos o dia inteiro comendo as frutinhas… a comilança foi tanta que enjoei…
Mas, como acho um horror desperdiçar as coisas, e Sérgio nos deu com tanto carinho, resolvi tentar fazer geléia (o que já tinham me dito que é um trabalho só fazer…)
Bom, lavei e higienizei todas. Depois parti ao meio uma por uma e coloquei numa panela. Cobri de água. Deixei cozinhar em fogo médio até a casca ficar macia e o “caldo” um pouco grossinho. Depois passei tudo por uma peneira e, o caldo medi quantos mls deram. Usei a mesma medida de açúcar cristal. Coloquei tudo de volta na panela, acrescentei suco de meio limão, dois cardamomos e deixei cozinhar em fogo baixo por uns 30 minutos. Ele, à princípio, fica “ralo” mesmo, mas quando esfria, já dentro do vidro, ele adquire a consistência certa.
Quer ver?
Puxa… quebrei mais uma barreira!
Beijos lambusados a todos e, mais uma vez, obrigada Sérgio por me fazer relembrar da minha infância!
"Das muitas coisas do meu tempo de crianca ,guardo vivo na lembranca(...)."
ResponderExcluirE muito bom relembrar nossa infancia!Prncipalmente quando temos Historia boa pra contar!!!
Adoro tudo que e feito com esta fruta!!!
Que delíciaaaaaaaaaaaa!
ResponderExcluirGuarda um pouquinho para as amigas!
Beijos