Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

sábado, 24 de abril de 2010

Pão nosso de cada dia...




Meus queridos amigos,

O tema de hoje é pão...
Espero que não briguem comigo por não ter feito um pão caseiro de verdade, com formato de pão caseiro de verdade...
Vocês me deixam explicar?

Olhem só... há alguns dias atrás ganhei da minha Mamis uma máquina de fazer pão. Foi a glória aqui em casa, afinal nosso consumo deste insumo é bem elevado.
Além do mais sempre tive vontade de aprender a fazer e, nas vezes em que eu tentei, não me dei muito bem com o tal do fermento biológico...
Enfim, achei a maquininha um sonho!
Fiz o primeiro seguindo direitinho o que rezava a cartilha, ou melhor, o manual! Deu certo e ficamos satisfeitos.
Fiz o segundo da mesma forma, só que era de iogurte natural.

Eis que surge então, O COMICHÃO! Lembram dele, gente? Aquele serzinho que sempre me importuna fazendo com que eu mude o time que está ganhando, ou seja, a receita?
Pois é... ele apareceu e me fez mudar outra vez!
A foto que vocês estão vendo é de um pão de leite, que leva leite (óbvio), ovo, creme de leite, sal, açúcar, fermento biológico seco (graças a Deus que é o SECO!), e farinha de trigo.
FARINHA DE TRIGO... tá aí a danada! Enjoei de você! Ao invés de colocar 3 xícaras da danadinha, coloquei 2 e 1/2 e o restante substitui por farinha de sêmola...

Tchan, tchan, tchan (cruzes! que expressão mais baranga! mas caiu bem no texto...)!
O pão ficou lindo, macio, gostoso e com uma cor linda!!!!
Amigos, vocês não fazem idéia da maciez do pão! E quentinho com manteiga então?
AFE! Que delícia!

Olha, espero falar ainda muito sobre pão com vocês, viu?

Beijos panificados a todos!

3 comentários:

  1. Pois é. Fazer pão é um dos grandes baratos da cozinha.
    Uma vez, quando meu filho estava fazendo Residência, ele trabalhou um tempo em Araçuaí, lá onde Judas tropeçou. Ele e os colegas tinham uma empregada que cuidava do básico e, de vez em quando, fazia um pão que era a alegria dos médicos, num lugar sem padarias. É assim:
    PÃO DA LIA
    INGREDIENTES
    .225 ml de leite morno
    ·2 ovos
    ·3 colheres (sopa) de açúcar
    ·½ colher (sopa) rasa de sal
    ·90 ml de óleo
    ·2 envelopes (10 g) de fermento biológico seco
    ·500 g de farinha de trigo
    MODO DE PREPARAR
    Bater os 6 primeiros ingredientes no liqüidificador e virar sobre a farinha de trigo. Misturar, amassar, sovar bastante. Acrescentar mais farinha, se necessário. Colocar nas formas e deixar crescer. Levar ao forno baixo no início. Elevar a temperatura depois.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê,sempre passo por aqui vendo suas comidinhas!Adoro o jeito que escreve sobre essa sua fantástica jornada.Vc vai longe menina!!!Esse pão só da pra fazer na máquina?Bjo!!Veruska.

    ResponderExcluir
  3. Ei Renatinha, que novidade é essa menina??????
    Você e o David, abriram alguma coisa em BH?
    Só falta isso ter acontecido e vcs não me contaram, pq estive aí há 15 dias e poderia ter ido saborear alguma coisa e revê-los. Saudades e da próxima vez que for aí, te mando um email avisando, talvez, poderei apreciar alguma de suas delícias.
    Bjos e ao David tb.
    Gláucia

    ResponderExcluir