Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

sábado, 9 de junho de 2012

Relish de pepino, pimentões e cebola

 

Meus queridos amigos,

Vocês devem estar achando estranho o nome dessa receita, não é? Mas é só lembrar aquele pepino agridoce que a gente compra no supermercado… daquela marca da tampa verde (… das …rvas – não posso falar o nome, né gente!).

Como minha tia Tatinha e meu Tio Mariano adoooooram esse relish e eu estava com a geladeira abarrotada de produtos da roça, resolvi me arriscar e fazer! Pesquisei várias receitas na internet (como sempre), e com base nelas, cheguei à minha. Vamos lá?

Ingredientes

1kg de pepino

1 cebola grande

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

2 colheres de sopa de sal

1 xícara e 1/2 de vinagre de vinho branco

1 xícara e 1/2 de açúcar cristal

1 colher de chá de semente de mostarda

1 colher de chá de gergelim negro

1/2 colher de chá de páprica picante

1/2 colher de chá de açafrão ou cúrcuma

 

Modo de fazer:

Em primeiríssimo lugar, minha gente, não se esqueçam de higienizar os vegetais com aquela solução clorada, hein!

Bom, feito isso, vamos ao preparos dos legumes que é bem trabalhosinho… Peguei a cebola, já sem casca, e cortei em fatias finas (juliennes), e reservei. Os pimentões, retirei as sementes do meio, cortei em quatro e tirei um pouco da “carninha” de dentro deles (eles ficam mais leves… “lembra-se” menos deles depois na digestão), e também cortei em fatias finas da mesma forma da cebola.

Quanto aos pepinos, usei os comuns mesmo, mas se quiser pode usar o japonês. Cortei-os em 4 metades e retirei as sementes dos meios. Depois passei delicadamente cada metade dessas (previamente cortada na metade horizontal), no ralador, naquela parte que parece uma meia-lua, para tirar fatias finas. Seria mais fácil se tivesse uma MANDOLIM, mas como não é o caso, improvisei estilo Magyver mesmo.

Fatiados todos os legumes, deixe-os de molho em água gelada com as 2 colheres de sopa de sal, e coloque tudo na geladeira por umas 2 horas. Após as 2 horas, coe os legumes numa peneira e deixe escorrer bem.

Numa panela, misture o vinagre, o açúcar, as sementes de mostarda, o açafrão e a páprica, e deixe formar uma calda leve. Misture os legumes nessa calda e deixe cozinhar durante uns 10 a 15 minutos, sem deixar ferver. Acrescente o gergelim negro.

Deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados ou potes. Pode ser servir em saladas, sanduíches, cachorro quente, acompanhando carnes ou até mesmo em hambúrguer!

Diz o tio Mariano que a nota foi 10,5!

Que tal?

2012-06-09 10.13.50

Beijos perfumados a todos! Em especial pra tia Tatinha e para o tio Mariano!

2 comentários:

  1. Delícia!
    Mas gostei mesmo foi das "4 metades". Rarará...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Sérgio,
      É que "desenhar" faz parte do negócio! risos
      Beijos

      Excluir