Bem Vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen

Bem vindos - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Bienvenue - Willkommen
Não esperem desta pobre mortal "desconstruções" ou "comidas moleculares". Esperem uma boa prosa, bons "causos" e umas comidinhas saídas do fundo do coração. Sinta-se em casa e divirta-se! Estou aqui para você e por você!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Looonnnngo e tenebroso inverno… Verão!

 

Queridos amigos amantes do garfo,

Espero que possam me perdoar pela ausência… Problemas com a modernidade! O computador pelo qual posto minhas “bobagens” para vocês resolveu dar um grito de liberdade e apagou geral! Resultado? Ficou um mês no conserto trocando peças e fazendo backup…

E meu coração apertado por não estar perto de vocês, pensando que deviam estar achando que eu os havia abandonado! Até que tentei usar o outro PC, um netbook, para mandar sinais de fumaça… mas nem isso! O danado veio com teclado em inglês, programa em português e os dois não se entendem de jeito nenhum!

Enfim, cá estou eu de volta à terrinha virtual para contar minhas últimas peripécias!

Espero que todos tenham passado um lindo Natal e um Reveillon cheio de alegrias!

No Natal resolvi ousar e fazer algo que nunca tinha, fora do Senac: um lombo recheado.

Algumas coisas não saíram muito como eu queria…

Pra começar escolhi mal a peça de lombo… devia ter comprado uma curta e grossa (não mal educada, não me entendam mal!), mas acabei por comprar uma comprida e fina (ai ai ai ai ai esse negócio não tá bom pro meu lado…).

Ao abrir a peça em manta, para rechear, vi que teria dificuldades em recheá-lo pela largura, então usei o comprimento.

Temperei com sal temperado, vinho branco, mirepoix (cebola, cenoura, alho, louro e grãos de pimenta), e alecrim.

Usei como recheio bacon em fatias, que fui colocando uma ao lado da outra, e sobrepondo, fatias de figo fresco com nozes picadas. Depois enrolei bem apertado e amarrei com plástico filme (isso mesmo! não tenho barbante culinário! e o filme o substitui bem).

Deixei na geladeira, dentro de um saco plástico para marinar. No dia seguinte coloquei pra assar em forno médio, previamente aquecido e tampei a assadeira com papel alumínio, durante 1 hora. Depois retirei o alumínio, coloquei alguns pedaços de manteiga por cima de deixei dourar por uns 30 minutos.

HPIM3222

Á parte fiz um molho com o caldo do cozimento, passado pela peneira, com mel e mostarda.

Minhas impressões?

A combinação ficou boa, mas da próxima vez vou experimentar colocar o figo seco no lugar do fresco e deixar menos tempo no forno.

Beijos saudosos a todos vocês!

3 comentários:

  1. Hummm...
    Aposto como o gato não come isso! Não sobra...
    Beijo. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. RE,
    Senti saudades de vc,ainda bem que voltou!!!Hehehe!!!!
    Bacio bella!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Re,
    Ainda bem que voltou... achei realmente que tivesse desistido da culinária o que seria uma tristesa já que vc está mandando super bem.
    Espero novas receitinhas pra tentar fazer por aqui.
    Beijos
    Bárbara (ex-TJ)

    ResponderExcluir