Queridos comensais que me seguem,
Buenas noches!
Já contei para vocês que, antes de me tornar advogada, quase fiz curso de História? Pois é... a paixão pela leitura, pelo "passado" era tanta que passei no vestibular de 2 faculdades, mas acabei optando pelo Direito...
Bom, mas não estamos aqui para falar do meu passado e sim de um pouco de História... não Históooooria propriamente dita, mas de Mitologia...
Vocês já ouviram falar na "Comida dos Deuses"?
O Wikipédia explica com propriedade:
"Ambrosia (em grego: ἀμβροσία), o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vetado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.
É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variaveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente explodirão em chamas."
Pois é! Hoje a Mirtes me ensinou a fazer Ambrosia, a comida dos deuses do Olimpo!
E é divinal mesmo...
Usamos:
2 litros de leite
2 xícaras de açúcar
casca de 1 limão
4 ovos
Fizemos:
Fervemos o leite com o açúcar e as cascas de limão até reduzir à metade. Enquanto isso, bati as claras em neve e acrescentei as gemas e bati mais um pouco.
Feito isso, acrescentei ao leite reduzido, agora em fogo baixo, e deixei aquela "nuvem" por cima do leite. Não pode mexer, viu gente? Durante 5 minutos apenas soltei a nuvem de ovos das beiradas da panela para que o ar pudesse entrar em contato com o leite. Após esse tempo, com o auxílio de uma escumadeira, cortei a nuvem em quatro pedaços e os virei delicadamente, e deixei cozinhar mais 5 minutos. Depois desliguei, cortei em mais alguns pedaços e... voilá!
Espero que gostem de Mitologia! Os deuses agradecem a oferenda!
Beijos aos Apolos e às Afrodites!
Adorei!
ResponderExcluirAlém do mais os seus pães de queijo estão fazendo sucesso. Vamos lá garota! é seu caminho. Beijos com admiração. Tucha
Pou mana, falei que quemei 600 calorias e vc me mostra uma coisa dessas!
ResponderExcluirRenata,
ResponderExcluirTenho lido todas as suas receitas e quase sinto o cheiro dos pães....hoje fiquei com água na boca!!!
Hummmmmm... Deu vontade esse doce dos Deuses...
ResponderExcluirBeijos, Graciele
Renata,
ResponderExcluirAquele pão de queijo com ervas que você faz é "O PÃO DE QUEIJO". Eu havia guardado no congelador para assar no momento em que pudesse comer com calma. Hoje, com este friozinho, preparei um café do jeito que eu gosto e saboreei o pão de queijo(aliás, vários).Huuuuuuuuum ! Que delícia!
Obrigada.
Bjim
Bartira
Oi,Rê
ResponderExcluirEu que já adorava ambrosia,fiquei feliz com as informções,pois me deram motivos a mais para devorá-la ,sem culpa,sempre que houver oportunidade.
Aproveitei a minha tranquilidade dominical para reler antigas postagens.Fico encantada com sua escrita.Uma delícia no estilo e sempre bem humorado.Estou colecionando algumas receitas no meu caderninho,principalmente para usar no Rio,que é onde costumo cozinhar.Depois peço consultoria se não acertar.beijos,
MT
Olá!!! Parabéns pela iniciativa também sou estudante de Gastronomia e seu blog esta me ajudando muito no trabalho de eventos...vc tem mais material sobre a comida dos deuses ou refrncia???
ResponderExcluirgrato!!!
Edilberto Nascimento
Olá Edilberto!
ExcluirEspero que aprecie o passeio por aqui!
Olha, nossa professora de História da Gastronomia, quando lecionou acerca de comida dos deuses, nos deu como referência este livro: História da Alimentação (org.) Massimo Montanari.
Espero que possa te ajudar!
Abraços